O uso político do batom vermelho de Alexandria Ocasio

Com 29 anos, Alexandria Ocasio-Cortez, congressista norte americana, está fazendo com que jovens mulheres se engajem cada vez mais na política. Uma das estratégias de aproximação com o público alvo é o uso do batom vermelho Beso “Stay All Day” da marca Stila.

Ocasio usou o batom vermelho como forma de gerar representatividade para mulheres latinas e meninas do Bronx

Ela usou o batom na posse combinado com argolas, nenhum deles esperados para o ambiente, nem para a solenidade. No twitter ela afirmou que escolheu os itens para que as meninas do Bronx pudessem se sentir representadas e, quando julgadas, dizer que estão vestidas como uma congressista. O Bronx, onde ela morou o trabalhou como bartender, é um bairro de NY que tem como maioria de moradores negros, imigrantes e pessoas de baixa renda.

Depois de eleita Alexandria já apareceu mostrando que continua mandando bem nos drinks. Na ocasião ela usou o batom vermelho reforçando a estratégia dela.

Ocasio é de origem latina e o batom vermelho também garante uma conexão direta com eles. Além disso, a cor traz modernidade e poder para as roupas mais tradicionais que ela usa no parlamento. O batom ajuda a reforçar a juventude, mas mostra como ela é autentica e determinada. Além disso, como a própria já declarou, um batom com cor intensa faz com que a aparência dela fique rapidamente arrumada, mesmo quando está com roupas mais básicas.

Ocasio está fazendo cada vez mais jovens mulheres se engajarem na política.

Outra função importante do batom vermelho é reafirmar que a mulher pode sim gostar de se arrumar, se maquiar, e isso não diminui em nada a capacidade intelectual e profissional dela. A parlamentar inclusive fez um vídeo com tutorial de maquiagem no site da Vogue onde destacou que o cuidado com a imagem é uma das decisões mais importantes que todo mundo deveria tomar diariamente.


Outro detalhe importante de lembrar é que, apesar de Alexandria ser uma parlamentar de esquerda, a escolha da cor não tem nada a ver com a corrente política que ela segue, porque nos estados unidos o vermelho é a cor da direita. Sendo assim, o uso do batom tem como finalidade politica reforçar a representatividade do poder feminino, latino e demais minorias norte-americanas.

O vermelho nos EUA é cor da direita. Isso faz com que o uso da cor para representar empoderamento feminino e latino fique ainda mais forte.
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts relacionados

deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: