Kate Middleton: A construção da imagem de uma futura rainha

A duquesa de Cambridge é conhecida por ter uma imagem clássica e sofisticada, usando sempre roupas impecáveis. Mas essa composição de imagem passou por uma série de adequações desde que Kate Middleton se casou com o príncipe William em 2011.

Conforme Kate ganha espaço de destaque na família real mais as pessoas começam a reconhece-la como futura rainha do Reino Unido. Com isso ela passou a adequar a imagem para transmitir confiança e capacidade de assumir o posto, mostrando, porém, o toque de modernidade, simplicidade e feminilidade que fazem parte da personalidade dela.

As modelagens clássicas usadas desde o começo da vida dela na realiza têm o objetivo de conferir o respeito ao tradicionalismo da monarquia. Porém, elas vêm ganhando toques de modernidade com modelagens atuais para mostrar que Kate é uma mulher que faz parte de uma nova era, atenta ao que acontece no mundo e nas tendências de comportamento. Além disso, ela passou a prestar mais atenção no uso de peças fluidas em ambientes abertos para evitar situações constrangedoras.

Os comprimentos das roupas também mudaram com o passar dos anos. Kate usava vestidos sempre acima dos joelhos, passando uma imagem de jovialidade por vezes interpretada como imaturidade. Agora ela opta por peças midi ou na altura da canela. Esse novo tamanho reforça a ideia de uma mulher madura e segura.

Romantismo e feminilidade são duas características fortes na princesa como estampas florais, peças fluidas ajustadas ao corpo, rendas e bordados. Eles seguem aparecendo na imagem dela, pois fazem parte da essência de Kate e ajudam a comunicar uma futura rainha humana e acessível. Porém, agora, a imagem de Kate tem elementos que também remetem à uma mulher madura e poderosa: as estampas são maiores e mais escuras, por exemplo, e as composições de renda e bordados são modernas.  

A proximidade com as “pessoas comuns” também é reforçada pela imagem de Kate com a mistura de peças de lojas “populares” com itens de marcas de luxo. Além disso, a princesa repete roupas com frequência. Esse gesto, além de mostrar que a duquesa é uma mulher como outra qualquer, demonstra respeito ao dinheiro da população que deixa de ser esbanjado em pequenos luxos reais. Outros elementos da imagem dela que reforçam a ideia de simplicidade são as maquiagens sempre leves e naturais e o cabelo quase sempre solto, e quando ela usa algum penteado são rabos de cavalo, meio preso e coques baixos.

As cores de Kate também mudaram. Os tons pasteis, cores opacas e neutras deram espaço para cores vivas, intensas, chamativas. Tradicionalmente as rainhas usam cores intensas para se destacarem na multidão e serem vistas com facilidade pelos súditos.

A duquesa está caminhando para deixar de ser princesa e virar rainha e a imagem dela vem comunicando esse processo de forma sutil, respeitando a personalidade de Kate.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts relacionados

deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: