A imagem da Dama de Ferro

Margaret Thatcher foi a primeira mulher a ocupar o cargo de Primeira-Ministra no Reino Unido. Sua posição política rígida e conservadora lhe rendeu o título de “Dama de Ferro” e a imagem foi um elemento fundamental para que ela se posicionasse como a autoridade que era.

Em um ambiente de poder onde ela era a única mulher, Thatcher não abriu mão da sua feminilidade e nunca apareceu em público usando calças. Mesmo em um período histórico que as mulheres faziam uso de ternos para ocupar espaços de trabalho tradicionalmente masculinos.

AHC: ONLY woman prime ministers since 1979 | alternatehistory.com

O tailleur em cores neutras, geralmente em tons de azul e cinza, os cortes retos das saias e dos blazers reforçavam a rigidez da primeira-ministra. As estampas raramente eram usadas por Margaret, quando apareciam eram sempre em padronagens clássicas e tradicionais como poás e quadriculados. A feminilidade ficava por conta das camisas fluidas e da lavallière (ou possy-bow), um laço na altura do colarinho que funciona como uma gravata feminina.

Margaret Thatcher | Biography & Facts | Britannica

O uso de ombreiras era outro elemento constante na imagem de Mrs T. Elas ajudam a levantar o ombro mantendo sempre a sensação de postura ereta e segurança, além de inconscientemente remeter às armaduras que protegem o guerreiro dos ataques inimigos.

Margaret Thatcher - Wikipedia

Os clássicos scarpins de bico fino e salto médio também estavam sempre presentes na roupa da primeira-ministra. Combinados com o cabelo sempre armado a base de muito laque, davam altura e engrandeciam a figura miúda de Thatcher. Os acessórios pequenos e tradicionais, como pérolas e broches também foram elementos que demonstravam a posição conservadora de Thatcher e ajudavam a fazer com que ela parecesse um pouco maior do que era.

Margaret Thatcher, the beauty icon - Telegraph

A obsessão pela perfeição se refletia na roupa meticulosamente escolhida, sempre muito bem ajustada, e o cabelo sempre penteado e fixo. Margaret não abria mão de estar bem vestida, independente da situação. Era pequena, mas se portava com grandeza. Sua forma de vestir até hoje é referência para muitas mulheres que passaram a ocupar espaços de destaque na política e em outros segmentos profissionais.

Vida e morte de Margaret Thatcher em imagens - Jornal O Globo
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on email
Email
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Posts relacionados

deixe um comentário

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: