A importância das estampas de Sandra Mason

Sandra Mason tomou posse como presidente de Barbados com um sobretudo de estampa tigrada e sapato de cobra trazendo força para sua imagem e remetendo à sua origem africana. Ela será a primeira pessoa a ocupar o cargo na ilha caribenha. Antes a Rainha Elizabeth era a chefe de estado do país.

Barbados tem quase 83% da população com ascendência africana. Ver a chefe de estado usando roupas que remetam à cultura de origem é muito representativo.

Essa imagem de uma mulher presidente usando estampas nos eventos mais importantes é necessária para todas e todos.

A maioria de nós, quando tem um evento formal, ou precisa demonstrar autoridade, acaba escolhendo tecidos lisos e neutros por considerar que eles são mais adequados.

Isso acontece porque não temos o costume de ver pessoas que ocupam os espaços de poder usando estampas e cores.

Só por meio da representatividade vamos conseguir mudar esse senso comum. Ou seja, só vendo mulheres poderosas usando estampas e cores nos seus ambientes de trabalho que começaremos a perceber de forma mais clara como essas roupas também podem criar uma imagem poderosa.

E eu quero muito ajudar a resgatar a força desse colorido no vestir. Afinal, como disse Mayra Cotta no podcast Mamilos “a gente é um povo que descende da África e a gente tem deixado as estampas de lado…”

Para ajudar a ter essa referência, selecionei várias fotos de Sandra Mason, ex-professora de escola secundária que se tornou 1ª mulher na Ordem dos Advogados em Barbados, 1ª mulher nomeada embaixadora, 1ª mulher a integrar o Tribunal de Apelações do país e 1ª presidente da República de Barbados.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: